Existem SIM grandes diferenças visuais, funcionais e vitais, quando um corpo é constituído maioritariamente por mais gordura do que por músculo, e vice-versa, mas em termos de peso, kgs na balança, poderá não se notar assim grande diferença.
Ficas-te confuso?
É normal, vou ajudar-te a entender.
À medida que vou trabalhando com os meus alunos, este é um tema que tem que ser trabalhado e desmistificado ao longo dos seus processos e evolução. Certamente já ouviram falar que o peso não é todo igual, e a verdade é que essa afirmação não estando totalmente errada, também não é de todo precisa.
Eu usaria mais esta afirmação; No nosso corpo nem toda a constituição de peso (kg) tem o mesmo aspecto, função e vitalidade.
Porquê?
-Porque 1kg de gordura pesa exatamente o mesmo que um 1kg de músculo e a balança irá dar o mesmo resultado, 1kg. No entanto se tiveres os teus kilos mais constituídos por gordura do que por músculo o teu corpo terá um aspecto e funcionalidades completamente diferentes.
A baixo vou-vos mostrar fotos do Miguel e minhas, dos nossos antes e depois, onde apresentamos kilos praticamente semelhantes mas a "qualidade" pela qual o corpo é constituído é completamente diferente.
Passo a mostrar-vos:
Um processo pensado, em que o Miguel estava consciente dos aumentos e diminuições de peso, fase aos objectivos que estávamos a tentar alcançar.
Como podem ver, mesma pessoa, pesos muito idênticos, corpo muito diferente.
Em suma, temos que estar muito atentos quando só nos focamos no valor da balança. Sim é muito importante ter peso a menos do que mais (por todos os motivos e mais alguns) mas mais importante ainda é que esse peso seja constituído por uma massa que traga saúde e vitalidade ao corpo, ou seja, massa magra, massa muscular. A partir dos vossos 30 anos para cima o que vai ajudar muito a definir a qualidade com que envelhecem é a presença de tecido muscular no vosso organismo. Mais massa muscular é igual a mais mais saúde, bem-estar geral, mental, energético e espiritual.
Beijinho Enorme,
Ana.
Comments