top of page
Foto do escritorAna Campos

Treino de força vs Treino de mobilidade


Estes dois tipos de treino são bem diferentes um do outro, no entanto para que se possa evoluir em cada um deles, é preciso treinar ambos. Sim percebeu bem!!!


Muitas das vezes não conseguimos progredir nas cargas externas, em treinos de musculação mais puros, porque a nossa mobilidade | flexibilidade ou amplitude de movimento estão comprometidos.

No sentido inverso, por vezes quando só trabalhamos mobilidade, temos mais tendência para lesões articulares e músculo esqueléticas, porque os músculos que intervém, poderão não ter força suficiente para dar suporte a esses movimentos mais amplos que geram bastante tensão articular.




Dou-vos um exemplo que é fácil de compreender e que poderá ter alguma transferência para o nosso corpo: Se tiverem uma ponte de suspensão onde a estrutura de betão é boa e forte, mas os cabos de suspensão muito fracos, fase a um sismo ou tempestade, esta poderá colapsar, pois não tem capacidade para absorver os estresses externos a que é submetida. Se for ao contrário, se tiverem uma ponte suspensa com uma estrutura fraca e os cabos de suspensão muito fortes, a estrutura pode quebrar ("rasgar"), ou partir, pois existe muita tensão sobre a estrutura de suporte.


Assim, num ponto de vista muito simplista, o nosso corpo precisa de existir em sinergia entre suporte e suspensão. Os nossos músculos têm que conseguir gerar força para desempenhar as suas funções, por isso é muito importante treinos de força. No entanto, os nossos músculos, tendões e articulações têm que ter capacidade de ter um boa amplitude de movimento, flexibilidade e mobilidade para poderem operar na sua potência máxima. Quando têm esse alcance e potência de movimento, conseguimos gerar mais força e não sofremos tanto com os impactos externos (boas suspensões).




Notem que não trabalhamos este dois tipos de treino em conjunto, mas sim em separado, pois trabalhar em amplitude com cargas altas, sem auxilio de um profissional é igual a enormes riscos de lesão.

👉 Este artigo é muito generalista e existem inúmeras variáveis necessárias a ter em conta quando treinamos, recuperamos ou potenciamos um corpo. Procure sempre um profissional de saúde física quando sente que está limitado ou tem dúvidas à cerca dos seus treinos.

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page